É hora de falar sobre “Cara Gente Branca”

Eu assisti o filme e pensei, opa… tem algo aí que mexe comigo. Tem algo aí que me aflige. 
Eu mergulhei e mergulhei. Eu me vi. Vi-me uma negra de pele clara a transmutar em protagonista. Vi-me na exigência de perfeição. Vi-me na falta de afeto e até nas relações interraciais. Eu me vi tanto que bateu no ego e reverberou. Eu me vi de uma forma humana. 

Cara gente branca faz cair por terra em seus 30 minutos de cada episódio, em seus 10 capítulos em série, a universalidade branca. Traz a segregação racial, traz a branquitude e além de tudo isso traz as nossas múltiplas faces:
Negra da tez clara, da tez escura, negros capitalistas, negros que militam, negros “aburguesados”, negros marginalizados e negros boêmios. Traz a homossexualidade e a solidão do homem preto gay. Traz até a questão da preferência da cor de pele nas relações afetivas (tô estrapolando, mas da pra ver isso na santificação do Reggie pela Sam e a amiga de escanteio na friendzone)

Traz traição, traz problemas psicológicos até. Traz um punhado de tudo.

Traz a perfeição. Os 110% que nos é exigido a todo momento, enquanto que brancos tem o luxo de serem medíocres (como o adolescente branco bêbado que é imprudente e morre).

Longe de extinguir todas as nuances que a série traz a lume, o ponto focal da discussão é:

Trate-nos como humanos, por que somos humanos. Não somos coisas, não somos uma massa racial. Somos negros porém temos diferenças ideológicas, políticas, de perspectivas e de classe e gênero também. Não nos uniformize. Cara gente Branca, o racismo é problema mais de vocês do que da gente que está tentando sobreviver a sua ação e omissão perversa.
(Jennifer Ernesto) 

Deixe um comentário

